Buscar

Monitoramento de banco de dados

Saiba como fazer a melhor escolha da solução de monitoramento para a sua empresa.

Veja aqui qual a melhor solução de monitoramento para banco de dados para sua empresa.

Monitorar o ambiente virtual de uma empresa é essencial para a tomada de decisões corretas, e isso inclui o banco de dados. Porém, é necessária uma atenção especial na hora de escolher como monitorar e qual a melhor opção entre construir ou comprar uma solução.


Mas como escolher uma solução de monitoramento e quais itens devem pesar na escolha?

Bom, em primeiro lugar deve se determinar os itens prioritários que você gostaria que estivessem inclusos nessa solução (como notificação e monitoramento em tempo real, por exemplo).

É preciso também verificar a compatibilidade das tecnologias disponíveis com o seu orçamento e levar em conta as futuras necessidades da sua empresa.

A principal dúvida da maior parte das empresas é com relação a construir ao invés de comprar uma solução ou serviço de monitoramento. Com essa dúvida em especial há uma série de itens que pesam na balança apesar de a solução ser como uma luva construída em mãos.

Quando falamos em construção é preciso que se tenha em mente que o processo inclui o desenvolvimento do produto, os custos com profissionais para construir e gerenciar.

Além disso, também há as questões de segurança e a integração com as demais tecnologias e softwares utilizados na empresa ou que farão parte do ambiente monitorado.

Já quando se trata de uma solução pronta para ser instalada e adaptada, existem várias opções de softwares no mercado – inclusive open sources – que podem suprir a demanda da sua corporação.


Pensando em desempenho e custo-benefício, apresentamos o Zabbix que monitora rede e infraestrutura.

O software também executa ações planejadas e automatizadas para correção de problemas (ativação ou reinicialização de um serviço, por exemplo). Se as ações não corrigirem as falhas, ele continua executando outras ações e notifica os gestores do ambiente monitorado através de e-mail ou SMS por exemplo.

Mais do que prevenção de desastres, monitorar também possibilita o planejamento melhor da empresa com relação aos seus dados, volume de informações e na tomada de decisões importantes nos mais diversos setores da corporação.

1 visualização